Instruções para escritores

O projeto Autor Presente está permanentemente aberto à inscrição de escritores(as). Os(as) interessados(as) deverão atender às seguintes condições:

- possuir obras em qualquer gênero literário publicadas e disponíveis para distribuição;
- apresentar a documentação exigida*;
- estar a par das normas e dos objetivos do projeto com relação a atividades em escolas da rede pública estadual de ensino (clique aqui para ler a normatização).

*Documentos exigidos (apenas) quando feito o agendamento de um encontro:
- Certidões Negativas de Débito com as Fazendas Federal, Estadual e Municipal (comumente disponível no sites dos respectivos órgãos);
- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (disponível no site do Tribunal Regional do Trabalho);
- Carteira de identidade e CPF (pessoa física); ou contrato social (devidamente registrado) e CNPJ (pessoa jurídica);
- Comprovante de residência ou sede da empresa;
- Prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei (se pessoa jurídica);
- Cópia de documento em que conste o número do PIS (Programa de Integração Social), do NIS (Número de Inscrição Social) ou do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
Obs.: Servidores públicos estaduais, ativos e inativos, podem participar sem perceber a remuneração pelo encontro (inciso XI do art. 178 da Lei Complementar n° 10.098/194 Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do estado do Rio Grande do Sul).

Perguntas frequentes: 


Como é feita a seleção de escritores que participam do projeto?
O Autor Presente é aberto a todos(as) os(as) escritores(as) com obras publicadas nos seguintes gêneros literários: poesia, miniconto, conto, crônica, novela e romance. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição para escritores neste link ou entrar em contato com a coordenação do projeto (autorpresente@gmail.com). Em 2017, será exigido que os escritores que desejem participar dos encontros tenham três livros publicados ainda disponíveis para ser adquiridos pelas escolas.

Como é feito o convite para os encontros?
O convite para os encontros surge a partir da iniciativa das instituições-alvo do projeto. A coordenação não interfere nas escolhas das instituições.

Há uma cota de participações?
Cada escritor(a) pode participar com até 2 encontros durante todo o ano de 2017.

Quem não possui a documentação necessária para a contratação ou está impedido por legislação específica pode participar do projeto?

Quem tem pendências com documentação ou está legalmente impedido de ser contratado pode participar do projeto, mas não terá direito ao pagamento dos honorários pelos encontros.