Apresentação

  Criado em 1972, o Projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro (IEL), órgão da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, caracteriza-se por promover a leitura e a literatura gaúcha a partir de encontros entre escritores e seu público.
   Nestes 43 anos de atividade, o projeto já apresentou diversos formatos, mas basicamente não perdeu a característica de seu momento de criação, no qual Lígia Averbuck (diretora do Instituto entre 1972-76 e 1979-80), juntamente com qualificado grupo de apoiadores, empreendeu suas energias levando escritores gaúchos para encontros com leitores, fossem eles do âmbito escolar ou da comunidade em geral.
   Nos últimos anos, foi mantido o vigor dos primeiros momentos: é feita a leitura prévia da obra do(a) escritor(a) convidado(a) e são desenvolvidas atividades que estimulam a fruição, a criatividade, o aumento do repertório de leituras e a promoção da cidadania. Além disso, a abrangência do projeto não se reduz a instituições escolares, mas contempla bibliotecas públicas e comunitárias, Pontos de Cultura e Leitura, Penitenciárias, Fundações de Atendimento Sócio Educativo (Fase) e lares para idosos.
   Se você ou instituição a que você pertence possuem interesse em integrar o projeto, fique atento aos períodos de inscrição ou entre em contato com a coordenação do Autor Presente pelo e-mail autorpresente@gmail.com.